Carta aberta a um irmão rebelde em disciplina

J.J.

Vida ou morte

Querido irmão, ontem, saindo de casa para o trabalho, orei com meu filho no carro e, antes de começarmos, ele me pediu para orar por você. Então, oramos juntos mais uma vez em prol do seu arrependimento.

Esse senso de urgência e tristeza por te ver cada vez mais longe de Deus não sai do meu coração e, pelo jeito, nem do coração do meu filho. Eu, pessoalmente, sinto demais sua falta, mas você sabe que não posso ignorar o mandamento divino de te colocar em disciplina. Você precisa (e sabe disso) que eu aja assim. Eu sei que traz dor, mas é para o seu bem.

Sabia que essa noite (de novo!) sonhei com você? É impressionante como esse sonho não me abandona! É como se Deus desse um jeito de não permitir que eu deixe esse assunto de lado (e, acredite, eu já tentei inúmeras vezes). E, como se não bastasse esse sinal, terminei agora minha leitura bíblica (foi em Ezequiel 1–3) e veja só o que Deus me falou. Os dois primeiros capítulos relatam o chamado de Ezequiel como um profeta de Deus para o povo de Israel. A certas tantas o texto diz:

Ele me disse: Filho do homem, eu te envio aos israelitas, às nações rebeldes que se rebelaram contra mim; eles e seus pais têm transgredido contra mim até o dia de hoje. São filhos obstinados e rebeldes. Eu te envio a eles, para que lhes digas: Assim diz o Senhor Deus. E esse povo rebelde, quer ouça, quer deixe de ouvir, saberá que um profeta esteve no meio dele. […]

E ele me disse ainda: Filho do homem, vai à casa de Israel e dize-lhe as minhas palavras. Pois não estás sendo enviado a um povo de fala estranha, nem de língua difícil, mas à casa de Israel; nem a muitos povos de fala estranha e de língua difícil, cujas palavras não possas entender; se eu te enviasse a esses, certamente te ouviriam. Mas a casa de Israel não aceitará ouvir-te; pois não querem me escutar; porque toda a casa de Israel é obstinada e rebelde. E eu te faço tão rigoroso e inflexível quanto eles.

Ai, meu irmão, tomara que você não seja o povo de Israel nessa história!

Por favor, entenda que eu não posso simplesmente ignorar sua rebeldia declarada e descarada. Não posso me calar e Deus tem deixado isso muito claro para mim. Veja uns trechos do capítulo 3:

Filho do homem, eu te fiz atalaia sobre a casa de Israel; quando ouvires uma palavra da minha boca, tu a advertirás por mim. Quando eu disser ao ímpio: Certamente morrerás; se não o advertires e não disseres nada para adverti-lo do seu mau caminho, a fim de salvar a sua vida, aquele ímpio morrerá na sua maldade; mas exigirei da tua mão o sangue dele. Se, porém, advertires o ímpio, e ele não se converter da sua impiedade e do seu mau caminho, ele morrerá na sua maldade; mas tu livraste a ti mesmo.

Da mesma forma, quando o justo se desviar da sua justiça e praticar o mal, e eu puser diante dele um tropeço, ele morrerá; morrerá no seu pecado porque não o advertiste, e as obras de justiça que ele tiver praticado não serão levadas em conta; mas exigirei da tua mão o sangue dele. Mas, se advertires o justo para que não peque, e ele não pecar, certamente viverá, porque recebeu a advertência; e tu livraste a ti mesmo.

Ai, meu irmão, tomara que você seja o justo desta história, e mais ainda, que seja esse último que se arrepende e vive porque ouviu a voz de Deus.

Finalmente, quero que você tenha certeza de que, apesar desse meu distanciamento em obediência a Deus, eu o amo muito e sigo orando continuamente por sua vida.

Sinto sua falta! Por favor, arrependa-se logo dessa sua loucura e volte para junto daqueles que se importam com você.

S.D.G.

TAM
Thiago André Monteiro
São Paulo, 20 de novembro de 2016

Deixe um comentário

