A queda chega, e como chega!

J.J.

A queda

Hoje li novamente os dois primeiros capítulos do livro das Lamentações de Jeremias (leia aqui). Que agonia! Que tristeza! Que desgraça!

O texto relata sobre o pós-queda de Sião (a.k.a. Jerusalém), mais especificamente sobre o lamento do povo que foi levado como escravo.

Ela (a cidade gloriosa) está literalmente inconsolável. Os amantes a abandonaram, os amigos tornaram-se inimigos. Toda a glória se foi; até mesmo os caminhos rumo à cidade santa, antes alvo de contínuas peregrinações cheias de alegria e expectativas, agora estão tristes como marcha fúnebre.

Reclama-se que agora “seus adversários a dominam, seus inimigos prosperam”, mas é interessantíssimo notar que Jerusalém sabe que isso só se deu “porque o Senhor a afligiu por causa das suas muitas transgressões”. E isso me faz pensa em mim. Até quando vou contar com a paciência de Deus diante das minhas contínuas transgressões? O que me faz pensar que Deus jamais vai virar o seu punho cerrado contra mim? Que loucura é essa que domina a minha mente e racionaliza continuamente o meu pecado?!

Depois que vem o castigo, lembro dos tempos de outrora. Como eu era feliz! Como tudo em minhas mãos prosperava! Como eu era amado! Mas agora é tarde e o que restou foram apenas lembranças de um tempo em que eu devia ter mostrado gratidão, mas preferi me afundar nos deleites e esquecer do verdadeiro responsável por eles. Se tudo vai bem, então tudo sempre seguirá bem. Que tolice!

A sua impureza estava nas suas saias; não se lembrava do seu fim; por isso foi abatida de modo estarrecedor; ninguém pode consolá-la.

E de quem é a culpa? Das pessoas? Do azar? De Deus? Sim, foi Deus quem fez (e faz) tudo isso; mas não é culpa dele, é castigo dado por ele! A culpa é minha e dessa vez não posso parafrasear Homer Simpson e dizer que “a culpa é minha, então eu a coloco em quem eu quiser”; não funciona assim com Deus.

O SENHOR é justo, pois me rebelei contra os seus mandamentos

A quem clamarei? A quem pedirei por socorro?

Chamei os meus amantes, mas eles me enganaram; os meus sacerdotes e os meus anciãos morreram na cidade enquanto buscavam mantimento para si, para refazerem as forças.

O meu gemido é ouvido, mas não há quem me console; todos os meus inimigos souberam da minha tragédia; eles se alegram porque a determinaste

Não tenho mais ninguém! Deus me derrotou e quando o próprio Deus bate, quem é forte o suficiente para me socorrer?

Como o Senhor cobriu a cidade de Sião de nuvens na sua indignação! Derrubou a glória de Israel do céu à terra e não se lembrou do estrado de seus pés no dia da sua ira. O Senhor devorou todas as moradas de Jacó sem piedade, derrubou as fortalezas da cidade de Judá no seu furor; lançou por terra e desonrou o reino e os seus príncipes. No furor da sua ira destruiu todo o poder de Israel; retirou a sua mão direita da frente do inimigo. Queimou Jacó como fogo ardente que destrói tudo em redor. Armou seu arco como inimigo, firmou a mão direita como adversário e matou todos os de boa aparência; derramou sua indignação como fogo contra a tenda da cidade de Sião. O Senhor se tornou como inimigo; devorou Israel, devorou todos os seus palácios, destruiu suas fortalezas e multiplicou o pranto e a lamentação na cidade de Judá. Demoliu com violência a sua tenda, como se fosse uma horta; destruiu o lugar da sua comunidade; o Senhor entregou ao esquecimento as assembleias solenes e o sábado em Sião, e rejeitou com desprezo o rei e o sacerdote na indignação da sua ira. O Senhor desprezou o seu altar, detestou o seu santuário, entregou os muros dos seus palácios na mão do inimigo; deram-se gritos no templo do Senhor, como em dia de reunião solene. O Senhor decidiu destruir o muro da cidade de Sião; estendeu a corda, não impediu sua mão de fazer estragos; fez gemer o antemuro e o muro; juntos eles se enfraquecem. Suas portas ficaram soterradas, ele destruiu e despedaçou suas trancas; seu rei e seus príncipes foram levados para outras nações. Não há lei, nem os seus profetas recebem visão alguma da parte do Senhor.

Que catástrofe! Se o povo dileto de Deus caiu dessa forma, que dirá eu! Não se engane: Deus é bom, misericordioso e tal, mas Deus também se ira. Quando o copo dele se enche e derramamos a última gota, ele também diz: Basta!!!

Pois conhecemos aquele que disse: “Minha é a vingança, eu retribuirei”. E outra vez: “O Senhor julgará o seu povo”. Coisa terrível é cair nas mãos do Deus vivo! (Hebreus 10.30–31)

E, se acontecer, se eu me permitir afundar a ponto que ultrapassar o limite da paciência de Deus, se eu continuar rebelde mesmo diante dos avisos daqueles que se importam comigo, o que me restará além de humilhação, zombaria e desgraça?

Os meus olhos já se consumiram com lágrimas; estou perturbado; meu coração se derrama de tristeza por causa da destruição do meu povo, porque os meninos e as crianças de peito desfalecem pelas ruas da cidade. Quando desfalecem como os feridos pelas ruas da cidade, ou quando deixam escapar a vida no colo de suas mães, perguntam a elas: Onde estão o trigo e o vinho?

E ainda terei de ouvir da boca de descrentes zombadores: “Ué? Você não era cristão? Não acreditava em Deus? Não se dizia intocável? Cadê o seu Deus, agora?”

Será que, se acontecer, terei coragem de responder: “É ele quem está me fazendo isso. E eu mereci!”?

E por que caí? Porque me fiz surdo ou porque os cristãos que me rodeiam se fizeram mudos?

Os teus profetas te anunciaram visões falsas e insensatas e não denunciaram o teu pecado para evitar o teu cativeiro; mas anunciaram profecias inúteis e palavras que te levaram ao exílio.

Ora, se não sou eu o que cai, mas vejo um irmão à beira do precipício de olhos vendados por seu próprio pecado, será que tenho sido um profeta inútil a ele ou tenho sido ousado o suficiente a ponto de confrontá-lo com a verdade e, assim, evitar o seu cativeiro? Será que, em nome da política da boa vizinhança, tenho me calado ou pior, tenho dito palavras que o estão levando diretamente ao exílio? E, se ele finalmente cair na ira de Deus, será que eu, que vi tudo e nada fiz, serei considerado inocente? Estarei eu imune à mesma ira?

Então, voltamos à pergunta: quando o próprio Deus bate, quem é forte o suficiente para me socorrer? A quem pedirei ajuda?

Clama ao Senhor, ó povo de Sião; corram as tuas lágrimas como um ribeiro, de dia e de noite; não te dês repouso, nem descansem os teus olhos. Levanta-te, clama de noite, no princípio das vigias; derrama o coração como águas diante do Senhor! Levanta tuas mãos a ele pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome nas esquinas das ruas.

Apelarei ao Senhor! Desconstruir-me-ei diante dele em arrependimento genuíno, e, quem sabe, ele voltará seus olhos a mim, me carregará novamente no colo e curará minhas feridas.

Lavai-vos e purificai-vos; tirai de diante dos meus olhos as vossas obras más; parai de praticar o mal; aprendei a praticar o bem; buscai a justiça, acabai com a opressão, fazei justiça ao órfão, defendei a causa da viúva. Vinde e raciocinemos, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a lã. (Isaías 1.16–18)

S.D.G.

TAM
Thiago André Monteiro
São Paulo, 10 de novembro de 2016

Deixe um comentário

